VOZES DOCENTES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO INFORMÁTICA NO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i1p178-198

Palavras-chave:

Ensino da língua portuguesa, Pandemia, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Transposição Didática, Transposição Informática

Resumo

RESUMO: Neste artigo, objetivamos investigar desafios e possibilidades da Transposição Informática no ensino de Língua Portuguesa, a partir da voz de docentes. Dados os desafios do período do Ensino Remoto Emergencial, provocados pela pandemia da COVID-19, ouvimos doze professoras em entrevistas virtuais e em um questionário online. Concluímos que a maior parte dos desafios encontrados surgiu do Universo Externo da Transposição Informática e as possibilidades foram encontradas majoritariamente na Interface, com complementos do Universo Externo. Consideramos que discussões desta pesquisa podem colaborar para um caminho positivo para nosso ensino, especialmente envolvendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Palavras-chave: Ensino da língua portuguesa. Pandemia. Tecnologia da Informação e da Comunicação. Transposição Didática. Transposição Informática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edmilson, Universidade Federal de Campina Grande

Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Linguística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica e foco nos seguintes objetos de estudo: prática escolar de ensino de língua e formação de professores.

Referências

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. Educação Matemática na Era Digital. Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2011. Disponível em: http://www.fisem.org/www/union/revistas/2011/27/union_027_006.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023.

BALACHEFF, Nicolas. Artificial Intelligence and Mathematics Education: Expectations and Questions. 14th Biennal of the Australian Association of Mathematics Teachers, 1993, Perth, Australia. p. 1-24.

BALACHEFF, Nicholas. La transposition informatique – Note sur un nouveau problème pour la didactique. Grenoble: La pensée sauvage éditions, 1994.

CAIADO, Roberta Varginha Ramos. Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3900. Acesso em: 11 mar. 2023.

CAMAS, Nuria; MANDAJA, Mônica; RIBEIRO, Renata; MENGALLI, Neli. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século, 2013. Disponível em https://on-line.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3834. Acesso em: 11 mar. 2023.

COELHO, Renata Torri Saldanha. Ensino a distância x Ensino remoto: diferenças e perspectivas futuras. In: SANTOS, Alexandre; BRAGGIO, Ana; SILVA, Rosangela (Org.). Educação em tempos de COVID-19. 1. ed. e-book. Toledo, PR: Instituto Quero Saber, 2020, 35- 67, p.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge & BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2008. p. 62-83.

FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha. Práticas Pedagógicas Mediatizadas: Delineando Caminhos para a Formação de Professores de Física na Modalidade à Distância. 260p. Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

RAFAEL, Edmilson Luiz. Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna. Revista do GELNE, v. 4, n. 1, p. 1-5, 25 fev. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129/6483. Acesso em: 11 mar. 2023.

RÊGO BARROS, Flávio Rômulo Alexandre e CAIADO, Roberta Varginha Ramos. Língua portuguesa na Web 3.0: relações complexas de ensino por meio dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). Entremeios: Revista de Estudos do Discurso. v. 15, jul.-dez. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321033102_LINGUA_PORTUGUESA_NA_WEB_30_RELACOES_COMPLEXAS_DE_ENSINO_POR_MEIO_DOS_RECURSOS_EDUCACIONAIS_ABERTOS_REAs. Acesso em: 11 mar. 2023.

ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana. (orgs.). Tecnologias para aprender, p. 15-29. São Paulo: Parábola, 2016.

Downloads

Publicado

2023-05-13