REPENSANDO E RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO ENSINO DA LINGUAGEM: A ESCRITA COMO RECURSO QUE LEVA À REFLEXÃO

Authors

  • Ednaldo Torres da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG56-65

Abstract

Este artigo se insere na área da Educação Linguística e tematiza a importância da prática interacionista da linguagem nas aulas de Língua Portuguesa. Tem por objetivo contribuir para as discussões voltadas à reflexão das práticas de ensino de produção textual que levem em consideração a escrita como um processo e como recurso reflexivo com vistas à melhoria dos processos educativos. Isso implica considerar que o professor de língua materna deve desenvolver ações que possibilitem ao estudante olhar a vida por meio da escrita e se perceber autor nesse processo, promovendo a reflexão do seu papel na sociedade em que vive, onde tem/terá a necessidade de valer-se de sua competência escritora para exercer a cidadania.

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2021-10-01 — Updated on 2021-10-05

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Arts.: A ESCRITA COMO RECURSO REFLEXIVO NA APRENDIZAGEM, NO ENSINO E NA PESQUISA