UM MODELO TEÓRICO/DIDÁTICO DO GÊNERO TEXTUAL RELATO PESSOAL  

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • professora Gabriela Aparecida Vidotti Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p290-302

Palavras-chave:

Gênero textual, Modelo teórico/didático de gênero, Relato pessoal

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo teórico/didático do gênero textual relato pessoal. O modelo é uma ferramenta que possibilita a identificação dos elementos que caracterizam um gênero. Para tanto, tomamos como norte o Dispositivo Didático de Gêneros elaborado por Barros (2012) e realizamos pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados colocaram em evidências as especificidades do gênero, em destaque: a função social de documentar e memorizar ações humanas; pertencimento a diferentes esferas socias de linguagem; o papel social de seus autores; destinatários pretendidos; estrutura flexível; os tempos verbais predominantes, assim como os aspectos que constituem a coesão textual, o tipo de linguagem e o tipo de discurso empregado.

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UENP. Pesquisadora do Grupo de pesquisa “Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (CNPQ/UENP).

professora Gabriela Aparecida Vidotti, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

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Publicado

2024-08-19