LUSOFONIA ENTRELAÇADA: DISCIPLINA, LÍNGUA, HISTÓRIA E POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p99-111Resumen
Neste artigo discutimos alguns significados do metatermo lusofonia. Por meio de critérios de análise que extraímos de nossa leitura de Faraco (2012), sendo eles, Língua, História e Política, e de um quarto, que chamamos de Disciplina refletimos sobre a possibilidade de visualização do entrelaçamento da Lusofonia e da Historiografia Linguística e também da própria representação da Lusofonia enquanto uma disciplina, uma unidade de ensino. Ao final concluímos que o entrelaçamento entre a HL e Lusofonia contribui para uma exploração mais profícua da Língua Portuguesa enquanto objeto de estudo. Acreditamos que as questões que surgem pertencentes ao campo da Educação e da Pedagogia, merecem uma reflexão mais apurada, pois, desta maneira, poderemos refletir e ajudar no estabelecimento de uma Lusofonia mais atrativa e mais relacionada com sua língua matriz, sua história e política em um panorama internacional.
Palavras-chave: Lusofonia. Filosofia da Linguística. História Entrelaçada. Historiografia Linguística. Topologia.
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