UMA ABORDAGEM SOBRE A RECATEGORIZAÇÃO REFERENCIAL

TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTO MULTIMODAL

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p260-277

Mots-clés :

Referenciação, Recategorização, Texto Multimodal, Construçãode Sentidos

Résumé

O presente artigo consiste em um estudo sobre a construção de sentidos que se estabelece pelo processo de recategorização referencial, com o intuito de evidenciar que os textos multimodais constituem um rico aporte para a atividade referencial e, consequentemente, para uma vasta produção de sentidos. O trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. O embasamento teórico alicerça-se, sobretudo, nos estudos de Cavalcante et al. (2017), de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), de Custódio Filho (2011), de Lima e Cavalcante (2015), e de Silva e Custódio Filho (2013). A análise organiza-se em torno de uma charge, na qual, para que sejam produzidos seus efeitos de sentido, apropriou-se da estratégia recategorizadora referencial. Atentando ao universo dessa pesquisa, portanto, os resultados atestam que a recategorização tem um valor significativo para a construção dos sentidos em textos multissemióticos, revelando-se como uma estratégia promissora para o ensino da produção de texto.

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Ivaneide Gonçalves de Brito, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (2010); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2011), em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Juazeiro do Norte (2020); Mestrado em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Atualmente, é doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É vinculada ao Grupo de Pesquisas sobre Práticas de Escrita, Oralidade e Mediação Docente - MEDIAÇÃO/UFCG. É professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e da Secretaria de Educação do Município de Assaré-CE. Atua na área de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Textual, e realiza pesquisas sobre o processo de escrita escolar, envolvendo reescrita, referenciação e autoria.

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e Doutorado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, referenciação, crítica genética, reescrita, livro didático, produção textual.

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Publié-e

2021-12-22