“O grande circo místico”, mistério de Deus na carne humana. Leitura místico-teológica do poema de Jorge de Lima

Autores

  • Ceci Maria Costa Baptista Mariani Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v5n10p186-204

Palavras-chave:

circo místico, mística cristã, arte, poesia, Jorge de Lima

Resumo

É fato que existe atualmente uma reivindicação para a recuperação da dimensão mística da religião. O mundo globalizado se encontra farto de vivências religiosas institucionais e faminto de espiritualidade. A mística, no entanto, não é um fenômeno de fácil compreensão. Os místicos tendem a expressar sua experiência “celebrando a negação”. Para eles, o encontro com o Mistério implica ultrapassar todas as mediações que as tradições religiosas vão estabelecendo como apoios – ritos, mitos, interditos – para o encontro com o Sagrado. A mística nos remete à experiência religiosa na intimidade, impossível de comunicar em palavras. A linguagem mística é apofática, se refere ao que não pode ser dito, mas precisa ser expresso, porque é revelação divina. A arte com seu poder evocativo e não disponível tem, é certo, um grande potencial para a expressão da experiência mística e também para a compreensão do fenômeno místico. Esse trabalho propõe uma leitura do poema “O grande circo místico” de Jorge de Lima, onde a busca do transcendente é representada na saga de uma família de artistas de circo, com o objetivo de destacar elementos importantes para a compreensão do fenômeno místico, mais especificamente da mística cristã que tem no centro do seu anúncio a encarnação de Deus.

Biografia do Autor

Ceci Maria Costa Baptista Mariani, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia da PUC Campinas. Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Membro da SOTER, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, conselheira do Regional São Paulo e coordenadora do Grupo de Trabalho “Espiritualidade e Mística”.

Downloads

Publicado

2015-11-23

Como Citar

Mariani, C. M. C. B. (2015). “O grande circo místico”, mistério de Deus na carne humana. Leitura místico-teológica do poema de Jorge de Lima. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 5(10), 186–204. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v5n10p186-204