n. 29 (2016): Verve

					Visualizar n. 29 (2016): Verve

a cultura libertária pulsa em verve, contra castigos, capturas e centralizações do poder. a rma a vida em liberdade em escritos, sons e imagens. um escrito de jean genet a partir da criança criminosa, recusado pela radiodifusão francesa, explicita o insuportável aos controles punitivos que têm nas crianças seu primeiro alvo.

controles que se ampliam com incursões psiquiátricas e investimentos variados em crianças para a produção de sujeitos resilientes, como analisa salete oliveira.

em página única, o registro do nu-sol em hypomnemata sobre o vaivém das práticas de governo no brasil, alimentadas pela própria crise para manter sujeições e governos pelas dicotomias que se remetem à centralidade do poder.

verve registra a experiência anárquica da revolução espanhola, na memória histórica das lutas e atenta às suas atualidades. o libertário jaime cubero trata das práticas anarquistas na espanha em texto e em outros escritos recentemente publicados e comentados em resenha por edson passetti. as conexões presentes no anarquismo espanhol surgem em artigos de rafael cid e acácio augusto. por m, fala o poeta, com “insígnia”, de léon felipe, na página de verve e em vídeo em vervedobras.

john cage atravessa a revista em imagens e palavras. o desconcerto do artista anárquico se desdobra em mesóstico inédito em português, traduzido por thiago rodrigues, com nota em parceria com gustavo simões. emma goldman , ativa e subversiva, considerada por longo tempo a mulher mais perigosa da américa, está nas páginas a seguir em breve dossiê, apresentado por eliane k. carvalho e gustavo simões. nesta edição, a resenha de sua recente biogra a, por ávia lucchesi, potencializa o fogo anárquico desta existência vibrante.

verve é uma das práticas da cultura libertária no nu-sol. na página impressa e nos uxos eletrônicos, segue com vitalidade, rigorosa sem ser sisuda e avessa aos cânones burocráticos dos enquadramentos

                      da chamada “excelência acadêmica”.

                 vibra com tesão e saúde, incomodada e livre.

 

Publicado: 2018-04-16