Educação em saúde: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência

Autores

  • Maria Joana Pires de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Leni Boghossiam Lanza http://orcid.org/0000-0002-9913-0969

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2018v20i3a4

Palavras-chave:

enfermeiro, sexualidade, adolescência, educação em saúde, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Objetivos: Identificar as necessidades dos adolescentes quanto aos temas relativos às doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez e sexualidade; sensibilizar os jovens quanto à importância do respeito dos cuidados com seu próprio corpo e com o corpo do outro; estimular o desenvolvimento da responsabilidade e autonomia desses jovens para com o próprio corpo e sua sexualidade. Metodologia: Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal e de características qualitativas. Foi realizado na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Brigadeiro Tobias, na cidade de Sorocaba, São Paulo. Participaram 14 adolescentes do sexo masculino e três do feminino, voluntários, por meio de discussões sobre prevenção de DST e gravidez indesejada. Foram realizados três encontros utilizando-se a roda de conversa para as discussões e reflexões. Resultados: Os temas emergidos dos encontros, norteadores das discussões foram: higiene, prevenção e gravidez. A avaliação dos encontros foi tematizada por meio dos depoimentos e focaram: sexualidade, descobertas e aprendizagem. Conclusão: A educação em saúde praticada na ESF permitiu a identificação das necessidades de saúde dos adolescentes, sensibilizando-os por intermédio do conhecimento do corpo, prevenção de DST, gravidez indesejada, agravos à saúde e qualidade de vida. Estimulou a autonomia dos jovens, desenvolvendo responsabilidade com o corpo e a sexualidade e aumentou o vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde por meio da abertura desse novo canal de comunicação entre a ESF e os adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Joana Pires de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Residência Multiprofissional FCMS/PUC-SP

Leni Boghossiam Lanza

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Referências

Ramos FRS, Pereira SM, Rocha CRM. Bases para uma ressignificação do trabalho de enfermagem junto ao adolescente. In: Associação Brasileira de Enfermagem, editora. Adolescer: compreender, atuar, acolher. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

Crivelari M. Trabalhar sexualidade: guia prático para professores de ensino fundamental. São Paulo: Lua; 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.

Denzin NK, Lincoln YS. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: Denzin NKE, Lincoln YS (Eds.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2006.

Vieira LM, Saes SO, Dória AAB, Goldberg TBL. Reflexões sobre a anticoncepção na adolescência no Brasil. Rev Bras Saúde Mater Infant. 2006;6(1):135-40. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292006000100016

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. AIDS: O que pensam os jovens: políticas e práticas educativas. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

1.
Oliveira MJP de, Lanza LB. Educação em saúde: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 3º de dezembro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];20(3):138-41. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/33821

Edição

Seção

Artigo Original