Nova década, novos alunos na faculdade de medicina?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2019v21i2a4Palavras-chave:
educação médica, aprendizagem baseada em problemas, estudantes de medicinaResumo
Objetivo: Comparar o perfil socioeducacional dos alunos de medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em um intervalo de 10 anos, com metodologias de ensino distintas: em 2005, no ensino tradicional e, em 2015, no método Problem Based Learning (PBL). Método: Trata-se de estudos descritivos, com uso de questionários do teste Social Adaptation Self-evaluation Scale. Resultados: Análise de 2005 foi realizada com 143 alunos e de 2015, com 127 alunos. Com base na análise comparativa dos dados, verificou-se a dedicação ao estudo, em 2005: pouca 7,7%, moderada 69,2%, muita 23% e em 2015: pouca 2,3, moderada 55,1, muita 42,5%; a dificuldade expressiva, em 2005: sempre 2,8%, frequentemente 67,4%, ocasionalmente 28,5%, nunca 1,4% e em 2015: 2,4, 17,3, 61,4, 18,9%, na mesma ordem, — todos p<0,05 — ; e a qualidade do lazer, em 2005: insatisfatório 3,5%, aceitáveis 27,1%, boa 54,2%, ótima 15,3% e em 2015: 7,1, 26, 51,2, 15,7%, respectivamente, p=0,60. Conclusão: Concluiu-se que o perfil mudou em relação aos estudos e relacionamentos. Assim, PBL é uma alternativa de ensino que propõe motivar os alunos nos estudos e no desenvolvimento social.
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