Chamada de Publicações para o Dossiê Temático 2020: "Web Currículo: Educação e humanismo"

Chamada de Publicações para o Dossiê Temático

Web Currículo: Educação e humanismo

A publicação de textos científicos aglutinados em temáticas atuais com relevância científica, educacional e tecnológica impulsiona a socialização de problemas, resultados e metodologias de pesquisas, identifica os pesquisadores que se dedicam a estudos relacionados ao tema em foco e estimula o desenvolvimento do conhecimento e o levantamento de novas questões de investigação.

Considerando o histórico de artigos publicados em diferentes edições da Revista e-Curriculum relacionados a currículo e tecnologias, advindos da demanda contínua e de dossiês específicos, elegeu para o dossiê de junho de 2020 o tema "Web Currículo: educação e humanismo".

Esta escolha torna-se relevante diante da emergência da cultura digital que adentra as instituições educativas, pela intensidade  do uso das mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação  (TIC ou TDIC) nas práticas sociais. Essas práticas têm influenciado as relações pedagógicas e desafiam os educadores a repensar suas práticas e concepções.

Paralelamente, as políticas curriculares brasileiras expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam o papel das tecnologias na formação dos estudantes e direcionam as propostas curriculares de estados e municípios. Isto posto, as tecnologias são incorporadas em documentos curriculares mediante distintas abordagens como a criação de componentes voltados ao ensino de computação, a proposição de atividade complementar como o desenvolvimento de projetos mediados pelas TIC e a integração das TIC em distintas áreas de conhecimento.

Ao mesmo tempo a evolução tecnológica enseja outras questões de investigação a respeito da oferta e adoção acrítica de novos serviços e "tecnologias inovadoras" apresentadas como "solução" para os problemas da educação em detrimento da identidade institucional, da singularidade humana e do respeito à diversidade, fragilizando os processos curriculares mais humanistas.

De modo semelhante, as políticas e as práticas curriculares de outros países também incorporam as tecnologias entre seus temas, com grupos de pesquisa de distintas áreas de conhecimento dedicados ao desenvolvimento de investigações sobre as problemáticas que lhes são inerentes.  

A perspectiva que direciona o olhar do investigador sobre essas questões e outras que emergem em distintas realidades nacionais e internacionais relacionadas ao tema se evidencia em trabalhos científicos que poderão ser disseminados por meio deste Dossiê da revista e-Curriculum.

Autores interessados em submeter trabalhos para serem publicados neste Dossiê devem encaminhá-los por meio da plataforma de submissão e avaliação de artigos da revista e-Curriculum: http://revistas.pucsp.br/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, na seção: Dossiê temático 2020: "Web Currículo: Educação e humanismo", até  o dia 31 de março de 2020.

Os artigos a serem submetidos a este Dossiê seguem os mesmos critérios acadêmicos e normas adotados pela Revista e-Curriculum, inclusive em relação aos idiomas dos trabalhos aceitos para publicação, os quais podem seguir as normas da American Psychological Association (APA 6ª edição, 2010).

São Paulo, 22 de fevereiro de 2020

Organizadoras do Dossiê:

Profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, PUC-SP

Profa. Dra. Roseli Zen Cerny, UFSC 


 Call for Papers for publication in the Thematic Dossier

Web Curriculum: Education and Humanism

The publication of scientific texts gathered in current topics with scientific, educational, and technological relevance fosters the socialization of problems, research results, and methodologies, identifies researchers who are dedicated to studies related to the subject in question and promotes the development of knowledge and raises new issues to research.

Considering the history of the articles published in different editions of the e-Curriculum Journal related to curriculum and technologies arising from both continuous demand and specific dossiers, "Web Curriculum: education and humanism" was elected as the dossier theme for its June 2020 edition.

This choice becomes relevant in the face of the outgrowth of the digital culture that moves into educational institutions due to the intense use of social media and information and communication technologies (ICT or TDIC) in social practices. These practices have been influencing pedagogical relationships and challenges educators to rethink their practices and concepts.

In parallel, the Brazilian curricular policies expressed in the National Common Curricular Base (BNCC) highlight the role of technologies in the training of students and drive the curricular proposals of states and municipalities. Based on that, technologies are incorporated into curricular documents through different approaches such as the creation of components aimed at the teaching of computer science, the proposal of complementary activity such as the development of projects mediated by ICT, and the integration of ICT in the different areas of knowledge.

At the same time, the technological evolution raises other research questions regarding the offer and uncritical adoption of new services and "innovative technologies" presented as "solution" to the problems of education to the detriment of institutional identity, human uniqueness, and respect for diversity, weakening most humanistic curricular processes.

Similarly, the curricular policies and practices in other countries also incorporate technologies among their themes, with research groups from different areas of knowledge dedicated to the development of research on the issues inherent to them.

The perspective that directs the researcher's view on these issues and others that emerge in different national and international realities related to the theme is evident in scientific works that can be disseminated through this Dossier of the e-Curriculum Journal.

Authors interested in submitting papers to be published in this Dossier should send them through the submission and evaluation of articles platform of the e-Curriculum Journal: http://revistas.pucsp.br/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, in the section: Thematic dossier 2020: “Web Curriculum: Education and humanism”, until March 31, 2020.

Papers submitted to this Dossier follow the same academic criteria and standards adopted by the e-Curriculum Journal, including concerning the languages of the papers accepted for publication, which can follow the standards of the American Psychological Association (APA 6th edition, 2010).

São Paulo, February 22, 2020

Organizers:

Professor Dr. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, PUC-SP

Professor Dr. Roseli Zen Cerny, UFSC