Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
Política de Ética
Thesaurus Brasileiro da Educação
UNESCO Thesaurus
Pós-Graduação em Educação: Currículo
Submissões Abertas
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 22 (2024): Fluxo contínuo
v. 22 (2024): Fluxo contínuo
Publicado:
2024-03-28
Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...
A BNC-Formação no Cenário de Reabertura do Debate Político no Brasil
Apresentação do Dossiê Temático
Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Marina Graziela Feldmann, Meyre Ester Barbosa de Oliveira
e67209
pdf
Formação de professores e políticas educativas
Francisco Imbernón
e65534
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)
Processos de hibridização curricular e pedagógica na Ibero-América
José María García Garduño, Rafael Ferreira de Souza Honorato
e65931
PDF
A secundarização da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Dannyel Teles de Castro
e65482
PDF
Simbiose entre militância e produção do conhecimento como forma de resistência à BNC-Formação (Resolução CNE/CP n. 2/2019)
Andréia Nunes Militão
e67032
PDF
Formação Inicial de Professores e a Resolução 02/2019
a arquitetura de retrocessos de um projeto curricular neoliberal
Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, André Luiz Sena Mariano
e65882
PDF
Formação inicial de professores
uma análise comparativa dos projetos de formação instituídos pelas Resoluções CNE/CP n.º 2/2015 e n.º 2/2019
Neide de Aquino Noffs, Cássia Ávila Duarte
e64492
PDF
“É preciso estar atento e forte"
contradições, retrocessos e ameaças à docência em Química no texto e contexto da BNC-Formação
Wanderson Diogo Andrade da Silva, Suzana dos Santos Gomes
e65237
PDF
Licenciaturas em Ciências Naturais
configurando alinhamentos e “novas” tensões entre matrizes na formação de professores em tempos de BNC-Formação
Bruno Venancio, Sandra Escovedo Selles, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Maicon Azevedo
e65227
PDF
Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica
implicações para o curso de Pedagogia
Marylia Gabriela Ortis da Fonseca, Michelle Fernandes Lima
65228
PDF
BNC-Formação e o desenvolvimento da autonomia e participação docente
Mara Rubia Santos Souza, Valéria Peres Asnis, Marcelo Soares Pereira da Silva
e65216
PDF
BNC-Formação e BNCC
como os documentos normativos influenciam na formação inicial do professor?
Andreia Cruz, Aline Moura , Jade Barbosa
e65586
PDF
A Retomada das Competências no Currículo Conforme a Proposta da BNC-Formação Docente no Brasil
mais do mesmo?
Daniela Glicea Oliveira da Silva, Sirneto Vicente da Silva, Josefa Jackline Rabelo, Maria das Dores Mendes Segundo
e65483
PDF
A Centralidade da Formação de Professores e Professoras da Educação Infantil
o que expressam a BNCC e a BNC-FP?
Marinalva Veras Medeiros, Waldir Ferreira de Abreu
e65561
PDF
Pedagogia para quê?
Gestão escolar para onde?
Rosana de Sousa Pereira Lopes, Soraia Kfouri Salerno
e65679
PDF
Produção de sentidos na BNCC e BNC-Formação
tentativas de controle via competências
Marize Peixoto da Silva Figueiredo, Cíntia Aparecida Oliveira de Medeiros, Andressa Aguiar de Souza Resende
e65717
PDF
BNC-formação inicial e continuada de professores
noção e dimensões da profissionalização docente
Simone Sandri, Amanda Melchiotti Gonçalves, Roberto Antonio Deitos
e65693
PDF
Políticas antidocência e a docência curriculante como reexistência formacional
Denise Moura de Jesus Guerra, Roberto Sidnei Macedo
e65705
PDF
Artigos
Políticas educacionais na realidade brasileira pós-BNCC
um enfoque na eficiência e eficácia educacional ou na formação?
Maria Carolina Miesse, Leonardo Cordeiro de Queiroz, Francielli Ferreira da Rocha Romero, Vânia de Fátima Matias de Souza
e53424
PDF
Educação Corporativa
uma nova forma de educar no Serviço Público Baiano
Cristina Santos Novaes, Josefa Sônia Fonseca
e51285
pdf
Experiências curriculares na educação de jovens e adultos
inéditos viáveis encontros
Maria Alice Gouvêa Campesato
e55826
pdf
Para além dos silêncios curriculares da colonialidade
o ressoar de currículos decoloniais
Ruth Pavan, Sirley Lizott Tedeschi
e59084
pdf
Educação Matemática “de” Indígenas
diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social
Lygianne Batista Vieira, Geraldo Eustáquio Moreira
e49642
PDF
Criações curriculares com narrativas em podcast nas pesquisas com os cotidianos
Maristela Petry Cerdeira, Roberta Guimarães Teixeira, Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues, Rebeca Brandão
e59636
pdf
Estratégias Práticas para a Curricularização da Extensão
Gleicy Corrêa Nunes Marques, Luciane Stallivieri
e53360
pdf
Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news
Bruna Santana de Oliveira, Simone Lucena
e53506
pdf
Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line
Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
e55451
pdf
Educação contextualizada
desafios e possibilidades pela óptica de docentes de uma escola pública municipal de Jucás, Ceará
Mirian Raquel do Nascimento Fernandes, Joaquim Branco de Oliveira, Antônio Roberto Xavier
e55617
pdf
Práticas de escrita por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior
discursos, trajetórias e traçados
Vivian Ferreira Dias, Laura Ceretta Moreira
e54708
pdf
Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia
João Guilherme Rodrigues Mendonça, Livia Catarina Matoso dos Santos, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, Marlene Rodrigues
e58762
pdf
A Educação Escolar Quilombola na Amazônia
Laura Belém Pereira, Hellen Cristina Picanço Simas
e54663
pdf
Professores/as Negros/as na Educação
a importância de reconhecerem-se no Currículo
Rosângela Pereira de Oliveira, Shirley Souza
e54185
pdf
Interseccionalidade e as Mulheres Negras
Narrativas e Atravessamentos na Pós-Graduação
Janaize Batalha Neves, Liana Barcelos Porto, Francisco Muenzer Soares, Rodrigo da Silva Vital
e59683
pdf
Currículo de formação inicial de professores do campo
uma revisão da literatura para não “reinventar a roda”
Tânia Rezende Machado
e54348
pdf
A Práxis na Construção de um Projeto Político Pedagógico Freireano
um olhar sobre a Educação em Ciências
Josenilda Assunção Lima, Jefferson da Silva Santos, Ana Paula Solino, Simoni Tormohlen Gehlen
e54248
pdf
Algumas Reflexões sobre os Desafios do Proeja na Perspectiva da Educação Inclusiva a partir de um Projeto Pedagógico de Curso
Kerén Talita Silva Miron, Chris Royes Schardosim
e54284
pdf
A relação entre Educação Física escolar e Inclusão
uma Revisão Integrativa
Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado
e59193
pdf
Plano de Convivência Escolar
Movimentos Curriculares com Adolescentes em uma Escola Municipal de Belo Horizonte/MG
Claudio Eduardo Resende Alves, Maria do Carmo Sousa, Magner Miranda de Souza
e56098
pdf
Base Nacional Comum Curricular e currículo por áreas do conhecimento
motivações e implicações para o ensino
Hermes Talles dos Santos Brunieri
e57155
pdf
O Discurso da Adaptação ao “Novo Espírito do Neoliberalismo” na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio
Clara Chaves Marques Faria, Sayonara de Amorim Gonçalves Leal
e59289
pdf
Os desafios da construção do currículo para nativos digitais na educação básica contemporânea
Paulo Roberto Dalla Valle, Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Ana Paula Teixeira Porto
e59219
pdf
Redes sociais e a divulgação científica na perspectiva dos alunos de graduação em Direito
Vanessa Andriani Maria, Cristiane de Magalhães Porto
e61192
pdf
Aprendizagem em fóruns da internet
imbricamento entre práticas sociais em rede e a expansão de conhecimentos
Eduardo S. Junqueira, Diego Linhares Cruz Tabosa Barroso
e55766
pdf
Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede
Wallace Carriço de Almeida, Rosemary dos Santos, Mirian Amaral
e57338
pdf
Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento
um Cenário ainda Recorrente
Jardel Lucas Garcia, Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre
e55652
pdf
Tecnologias digitais e currículo nas escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina
Odilon Luiz Poli, Anderson Luiz Tedesco, Edson Cecchetti, Kariane Batistello
e61546
pdf
Formação no Bacharelado Público em Gastronomia perante a Ameaça à Soberania Alimentar e o Agravamento da Insegurança Alimentar no Brasil
Barbara Cassetari Sugizaki, Beatriz Helena Peixoto Brandão, Maria Rita Marques de Oliveira
e55756
pdf
Ler, escrever e conversar
quando a partilha do sensível permeia a formação docente
Clarissa Nicolaiewsky
e59667
pdf
Estágio com Pesquisa
obstáculos e convergências apontadas por duas modalidades de investigação
Jordana Maria Lopes, Leila Inês Follmann Freire
e54200
pdf
Psicólogas/os para atender demandas
a formação para o SUS em projetos pedagógicos de instituições privadas de Pernambuco
Tamires Brandão de Siqueira e Brandão, Wedna Cristina Marinho Galindo
e59602
pdf
Nexos entre Educação e Tecnologia no Ensino Remoto Emergencial
contradições em evidência
Bianca Stela Luiz e Silveira, Roselaine Ripa
e61477
pdf
Comunidades de jogos digitais
formas de habitar e aprender
Cláudia Regina de Brito, Daniela Karine Ramos
e61666
pdf
Novos Ha(bit)ares Pedagógicos
uma Perspectiva de Educação Híbrida Ligada à Vida
Aline Patrícia Sobral dos Santos, Fabia Magali Santos Vieira, João Augusto Mattar Neto, Marcelo de Miranda Lacerda
e61595
pdf
Análise das Legislações Curriculares de Formação Inicial de Professores na Perspectiva do TPACK
Francisco Nunes Pessoa, Monica Fürkotter, Sidinei de Oliveira Sousa
e61377
pdf
O desenvolvimento do Pensamento Computacional Apoiado pelo Debate de Teses
Claudiane Figueiredo Ribeiro, Francisco Xavier da Silva, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Crediné Silva de Menezes
e57218
pdf
Ser e tornar-se professor em contexto de indução
relações entre ensino, pesquisa e extensão
Giseli Barreto da Cruz, Letícia Oliveira Souza, Ingrid Cristina Barbosa Fernandes, Roberta Pereira de Paula Rodrigues
e60977
pdf
A ambientalização curricular na formação dos profissionais de saúde
Maria José de Lima, Mariana Guenther
56707
pdf
A Educação do Campo como Direito Humano
reflexões sobre políticas, princípios e concepções em uma visão marxista
Gilberto Sousa Silva, Eriosvaldo Lima Barbosa
e61091
pdf
A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista
Marcos Oliveira Santos, Leila Pio Mororó
e61417
pdf
Ensino de Gastronomia e Territórios Híbridos
construindo caminhos para uma Formação Popular, Agroecológica e em Rede
Estella Marina Klein Farah, Juliana Dias Rovari Cordeiro, Kennedy Ramires Mangerot Ribeiro, Michael Baldi Maller Hermenegildo
e61649
pdf
Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio
implicações sobre a Formação das Juventudes e o Trabalho Docente
Tatiane Aparecida Martini, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva
e61320
pdf
O Currículo Base do Território Catarinense
implantação, desafios e limitações do Novo Ensino Médio
Luiz Martins Junior, Kelly Cristina Onofri
e60614
pdf
Currículo
Práticas de Leitura e escrita no Novo Ensino Médio
Sandra Pottmeier, Marta Helena Cúrio de Caetano, Cássia Ferri, Adriana Fischer
e61414
pdf
Perspectivas freireanas no Currículo de Ciências
a Alfabetização Didático-Científica do Professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos iniciais
Luiz Carlos Marinho de Araújo, Lourdes Aparecida Della Justina, Marco Antonio Batista Carvalho
e60406
PDF
Educação do Campo, ensino de matemática e pandemia
desafios educacionais para estudantes do Ensino Fundamental
Carlos Alberto Gaia Assunção, Veracy dos Santos Lima
e61329
PDF
Concepções avaliativas e formação de professores de educação física
análise de disciplinas em cinco países da América do Sul
Ronildo Stieg, Mariana Sarni, Wagner Santos
e57136
PDF (Español (España))
Utilização da Comunicação Não Verbal Gestual nos Currículos de Licenciatura em Ciências e Matemática
uma proposta de Currículo
Savana dos Anjos Freitas Donadello, Agostinho Serrano de Andrade Neto, Cláudia Lisete Oliveira Groenwald
e50733
PDF
Análise da concepção de território proposta ao Ensino de Geografia da Educação Básica
Hudson Nascimento Sousa Filho, Mateus Monteiro Lobato
e61642
PDF
Um estudo das relações da tecnologia na pesquisa em currículo
uma abordagem de redes para as conexões e colaborações
Daniel Trugillo Martins Fontes, Esdras Viggiano, André Machado Rodrigues, Cristiano Mattos
e61618
PDF (English)
A Inserção do Pensamento Computacional nos Currículos do Novo Ensino Médio no Brasil
Kennedy Ferreira Araújo, Tatiana da Silva
e61426
PDF
Contribuições do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza
Claudia Escalante Medeiros, Paula Vanessa Bervian
e61615
PDF
Currículo, Tecnologias Digitais e Ensino (de Línguas)
o que podemos esperar da Formação Inicial de Professores?
Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castro
e61574
PDF
Aprendizagem Baseada em Problemas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
explorando a aplicação e as possibilidades
Vanessa dos Anjos Borges, Sidinei de Oliveira Sousa
e61490
PDF
Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK) de professores de educação básica e implicações para a formação docente
Fabiana Diniz Kurtz, Denilson Rodrigues da Silva
e61500
PDF
Os MOOCs como Oportunidade de Internacionalização da Educação Superior em Casa
o Estado do Conhecimento
Karen Graziela Weber Machado, Pricila Kohls-Santos
e48608
PDF
Educação profissional técnica de nível médio
revisão bibliográfica com foco no currículo
Alexandre Marchiori de Almeida, Eric Ferdinando Passone
e53188
PDF
Concepções sobre tecnologias digitais nos currículos dos cursos de formação inicial de professores
Daiani Damm Tonetto Riedner, Magda Pischetola
e53780
PDF
A formação de professores de Ciências Sociais para uso pedagógico de Tecnologias da Informação e Comunicação
Renata Luiza da Costa, Cláudia Helena dos Santos Araújo, Lorenna Silva Oliveira Costa
e61383
PDF
Programas de formação docente em saúde de instituições públicas de ensino superior
Bibiana Arantes Moraes, Nilce Maria da Silva Campos Costa
e54249
PDF
Educação integral e direito à educação
um estudo político-pedagógico na escola do campo Bem Viver Caúna de Três de Maio/RS
Caroline Luisa Ludwig Fuhr, Jaqueline Moll
e57227
PDF
Uma incursão acerca das culturas referendadas/pertencentes aos processos de ensino e aprendizagem da escola da comunidade quilombola do Maracujá
Raiane Cordeiro de Araújo, Ivonete Barreto de Amorim
e55494
PDF
As pedagogias de gênero no cotidiano escolar como crítica às tentativas de silenciamento da agenda conservadora
Eloísa Bido, Neiva Furlin, Mareli Eliane Graupe
e60918
PDF
Uma proposta teórico-metodológica para o desenvolvimento da Competência Intercultural mediante a literatura no contexto da internacionalização curricular
Rodrigo Schaefer
e55799
PDF
Mapeamento de recursos digitais utilizados com a linguagem musical no ensino fundamental
uma revisão integrativa no contexto internacional
Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho, Priscila Barros David, Edgar Marçal de Barros Filho
e57270
PDF
Em tempos sombrios, diálogos ousados
a busca da presença do pensamento freiriano na teoria da interdisciplinaridade
Genilda Maria da Silva, Odair França de Carvalho
e56547
PDF
Autorregulação da aprendizagem
construção do projeto de vida e escolha profissional de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental
Amanda Pranke, Evely Boruchovitch
e61718
PDF
Movimento maker na educação escolar
reflexões sobre uma formação docente na perspectiva ético-crítica no contexto do projeto Educamaker
João Paulo Mannrich, Eduarda Boing Pinheiro, Elizandro Maurício Brick
e59232
PDF
Educação intercultural em Portugal e o silenciamento racial
Mariana Martha Cerqueira Silva
e56166
PDF
Transversalidade ou dependência com a disciplinaridade?
Possibilidades de formação em gênero e sexualidades em um curso de Pedagogia
Matheus Estevão Ferreira da Silva, Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
e59728
PDF
Letramentos crítico e visual de Línguas Portuguesa e Inglesa na educação de surdos
Jubileia Mendes de Matos Coelho, Dánie Marcelo de Jesus
e54698
PDF
Jogando com a linguagem para a formação crítica e criativa
o RPG como trilha de aprendizagem mediada
Edney Gomes Raminho, Eliane Silva Moreira, Pricila Kohls-Santos
e54734
PDF
Representações de professores universitários sobre o Ensino Remoto Emergencial na Amazônia Bragantina, estado do Pará-Brasil
Miguel Pereira de Sousa, Rogerio Andrade Maciel
e61447
PDF
Imperialismo e reformas curriculares
análise da Resolução CNE/CP nº 2/2019 (BNC-Formação) e da resistência contra sua implementação na Unir
Marilsa Miranda de Souza, Heitor Graton Roman
e65744
PDF
Formação de professores no Brasil
as diretrizes curriculares nacionais e suas implicações
Roberta Abreu, Dídima Maria de Mello Andrade, Edson Carlos Andrade de Jesus
e65067
PDF
Diversidade de gênero, produção de subjetividades e os desafios ao currículo do curso de Engenharia
Edileuza de Sarges Almeida, Gilcilene Dias da Costa
e49498
PDF
Internacionalização do campo do currículo e transferência educacional
Herman Wagner de Freitas Regis, Karl Heinz Efken
e50753
PDF
"O mundo não é dos extremos, ele é de todos”
concepções de professores sobre disciplinas e práticas interdisciplinares na escola
Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos
e49496
PDF
Deficiência intelectual e inclusão escolar
concepções, lócus e práticas de escolarização
Clarissa Haas, Eduarda Andréia Pedron Rodrigues
e52575
PDF
Resenhas
Uma (outra) narrativa sobre o currículo
Ana Isabel Moreira
e59045
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Qualis:
A2
Área do conhecimento:
Educação
Indexadores:
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários