CONHECIMENTO E CONSUMO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA ERA DA CULTURA MIDIÁTICA

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Martha Maria Prata-Linhares

Resumo


A mídia tem sido um desafio para as instituições educativas. Ela aumenta em quantidades e em capacidade de processar informações fazendo com que a cada dia novas relações entre tecnologia, educação e conhecimentos sejam construídas. Com o desenvolvimento da interface de internet conhecida como web 2.0, a produção e a divulgação de conteúdos foram facilitadas e os jovens e as crianças, além de acessarem informações, passaram também a ser produtores de conteúdos. O acesso à mídia por parte de jovens e crianças influencia a maneira como aprendem e a relação que estabelecem com o conhecimento. Por outro lado, as empresas utilizam a mídia para promover vendas e seu lucro, implicando no aumento do consumo pela sociedade. As instituições educativas precisam definir formas para lidar com as implicações impostas pela crescente valorização do consumo, de produtos e de informações, que muitas vezes não vem acompanhada da valorização do conhecimento. Esta dinâmica é um desafio atual da educação e tema deste artigo que constitui-se de resultados de estudos teóricos e tem como objetivo estimular a reflexão sobre a influência da mídia, enquanto estimuladora do consumo, na conjuntura atual e sua repercussão nas demandas, atitudes e comportamentos de crianças e de jovens em fase de escolarização. Cumpre ressaltar, que a intervenção possível e premente na prática educativa passa pela leitura e utilização crítica da mídia. Considerando estes aspectos, a gestão e a formação de professores devem ser constantemente revistas.

Palavras-chave


conhecimento; mídia; leitura crítica; formação de professores; cultura digital

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais