<strong>OS GÊNEROS DE TEXTO NA OBRA DE PAULO FREIRE: UM LEGADO PEDAGÓGICO E LITERÁRIO</strong>

Autores

  • Alipio Márcio Dias Casali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Paulo Freire, gêneros de texto, legado

Resumo

O presente texto faz uma releitura da obra de Paulo Freire do ponto de vista da sua apropriação da linguagem como educador. Destaca-se a notável variedade e a inteira pertinência no uso que faz das mais diversas linguagens para realizar a ação educativa, em teoria e prática. Enfatiza-se a familiaridade com que ele maneja quase todos os gêneros de texto, sempre visando à melhor comunicação com seu público.

Conclui-se que a obra de Freire consiste num legado não apenas pedagógico (por seu inerente conteúdo), mas também literário (por sua bem elaborada forma).

Com isso, realça-se a importância e o alcance pedagógico-político de um apropriado manejo dos gêneros textuais na teoria e na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Alipio Márcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Filosofia, Mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP, 1979), Doutor em Educação (PUC-SP, 1989), Pós-Doutor em Educação (Universidade de Paris 8, 1995), Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC-SP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Linhas de pesquisa: Currículo, Conhecimento, Cultura, Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos