REDUÇÃO TEMÁTICA: INSTRUMENTO ÚTIL PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

Heinz Peter Gerhardt

Resumo


Diante de um estado avaliador intervindo cada vez mais contabilisticamente no “empreendimento educativo” o artigo resgata um instrumento genuinamente pedagógico como meio para revalorizar o ato educativo. Apoiando-se no conceito da “redução” sociológica ou temática como foi concebido por G. Ramos, P. Freire e contemporâneos alemães. O autor mostra que a desconstrução e a reconstrução didática e de conteúdos generativos podem proporcionar a docentes e discentes um novo interesse de saber e de fazer algo a mais. Algo a mais ainda além dos muros da instituição de ensino. Da esfera dos blogues e de rádios web são extraídos exemplos que mostram a utilização da redução como necessidade imperativa muito atual, porém em formas e com consequências duvidosas quanto ao tratamento dos conteúdos em questão. Mais pesquisas serão necessárias para averiguar se estes aspectos novos de redução (o assim chamado “redução do barulho na blogosfera”) podem ser interligados com os fins pedagógicos da educação.

Palavras-chave


estudos curriculares críticos; redução temática; redução sociológica; comunidade virtual de aprendizagem

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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