TRABALHO E CONHECIMENTO: GERENCIALISMO, TRABALHO E MOVIMENTOS EMERGENTES NA UNIVERSIDADE GLOBAL

Michael W Apple

Resumo


Este artigo realiza uma série de reflexões políticas a respeito do que está acontecendo internacionalmente com a governança e os processos de trabalho nas universidades. Neste processo, além de realizar reflexões críticas a respeito dos impulsos neoliberais que afetam as universidades, faço outras duas coisas. Em primeiro lugar, expando o âmbito do trabalho e dos trabalhadores que devem ser considerados se nossas análises forem ser fiéis ao âmbito e profundidade destas transformações. Em segundo lugar, também complexifico as usuais análises críticas do que está ocorrendo na educação superior ampliando a discussão para que inclua movimentos que levam em conta, mas vão além dos modelos baseados nas classes sociais que muito frequentemente são empregados. Finalmente, na parte final do artigo, insisto que devemos prestar atenção especial aos movimentos religiosos conservadores e às instituições que estão tendo um impacto crescente na política do conhecimento das universidades em vários países.

Palavras-chave


Gerencialismo; Educação Superior; Neoliberalismo; Política do Conhecimento

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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