A PÓS-GRADUAÇÃO COMO LUGAR DE FORMAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Beatriz Maria B. Atrib Zanchet

Resumo


Tentando compreender como docentes universitários aprendem e se formam em cursos de pósgraduação em educação, desenvolvemos a pesquisa: Docência Universitária: a formação e as aprendizagens na Pós-Graduação em Educação que reúne pesquisadores da UNISINOS e UFPel. A coleta dos dados foi realizada através de questionários on line com perguntas abertas sobre aprendizagens, motivações, formação dentre outras. Treze docentes de diferentes profissões responderam os questionários e tornaram-se nossos interlocutores nessa investigação. Os docentes foram selecionados a partir de um levantamento realizado pela Rede de Investigação do Ensino Superior que mapeou dissertações/teses em educação de docentes oriundos de profissões liberais no período 1995/2005. Temos professores das universidades gaúchas UNISINOS, UFPel, UFSM, PUC-RS, UPF. Analisamos os dados com apoio do referencial de Marcelo Garcia, Nóvoa e Zabalza, para entender como PPGEdu podem constituírem-se lugares de formação e aprendizagens dos professores. Os res ltados permitem dizer que os PPGEdu constituem-se em outra etapa, em outro nível de formação onde eles desenvolvem-se profissionalmente.

Palavras-chave


formação de professores; ensino superior; aprendizagens de professores

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais