O CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO: RELAÇÕES DE PODER E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO

Silene Kuin

Resumo


O presente trabalho almeja tecer considerações a respeito da apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs pelo currículo, a partir da observação da prática em duas escolas públicas estaduais de São Paulo, do diálogo com seus alunos, educadores e comunidade e de reflexões que buscam entender processos e inspirar contribuições para estudos nessa área. As experiências relatadas revelam os olhares diferentes que cada uma dessas escolas para as TICs e as iniciativas para sua utilização. Alguns índices são apontados como responsáveis para que uma experiência seja mais bem sucedida que outra, como o desejo da comunidade pelas tecnologias e o sentido que atribuíram a esses recursos, o que fez com que a gestão de uma das escolas incorporasse também as TIC em novas iniciativas técnico-administrativas, além das pedagógicas, a serviço do currículo e da escola.

Palavras-chave


Tecnologias na educação; currículo educacional; informática na educação; formação de professores e gestão escolar.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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