DO PRESENCIAL PARA O DIGITAL: UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CURSO DE LETRAS)

Angelita Gouveia Quevedo, Mercedes Crescitelli

Resumo


Como a aprendizagem por meio de ambientes midiáticos é uma realidade em muitas instituições educacionais e, conseqüentemente, a aula hoje efetivamente continua além dos muros das escolas e universidades, num processo em que educadores e educandos podem se comunicar a qualquer tempo, consideramos importante tratar dos desafios que se apresentam na incorporação das tecnologias educacionais às matrizes curriculares dos cursos de formação de professores. O curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo introduziu disciplinas semipresenciais ao seu currículo devido às diretrizes nacionais enfatizarem a necessidade de se incorporarem as TICs ao currículo dos cursos de formação de professores. Neste artigo, enfocamos a experiência, em processo, de implantação do ensino semipresencial nesse currículo para discutir os desafios com os quais temos nos deparado.

Palavras-chave


educação a distancia, ensino semipresencial, formação de professores, ensino de línguas

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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