BALANÇO DA PRODUÇÃO DISCENTE SOBRE EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR DE ADULTOS E EDUCAÇÃO POLÍTICA: 1999 A 2006

Marcos José Pereira da Silva, Mariana Pasqual Marques

Resumo


O artigo analisa 22 trabalhos acadêmicos, defendidos no período de 1998 a 2006, sendo dezessete dissertações e cinco teses, todos referentes à temática educação política. Os trabalhos analisados foram agrupados em seis grandes categorias – Educação para Cidadania; Programas de Formação; Educação Política dos Movimentos Sociais; Ressignificação da Educação Política; Educação Política e Educação Formal e relação Estado e Sociedade Civil. Os trabalhos analisados atribuem valorações às experiências e ações de acordo com a efetividade do processo educativo com vistas à transformação social. A pesquisa indicou que a questão metodológica, como apreender e aferir os processos educativos, segue sendo um grande desafio para os pesquisadores da educação política. Alguns estudos buscam superar o senso comum de que “a participação gera conhecimento” sem, contudo, indicar quais são os conhecimentos construídos e como são construídos. Por fim, este artigo localiza alguns campos inexplorados.

Palavras-chave


Educação Popular; Educação Política; Formação Política.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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