CARTOGRAFIA DISCURSIVA DAS FORÇAS QUE MOVIMENTAM AS PRATICASPOLÍTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS DOSSIÊS DA ABdC PUBLICADOS NA E-CURRICULUM

Priscila dos Santos Moreira, Sandra Kretli da Silva

Resumo


Objetiva capturar os enunciados expressos nos dossiês da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), publicados na Revista E-Curriculum, no período de 2012 a 2016, por meio de um acompanhamento cartográfico discursivo que permeia as forças que afetam as praticaspolíticas curriculares. Dialoga com a filosofia da diferença como potência para a análise dos complexos fios que tecem essas enunciações. Aponta que, dos 50 artigos selecionados, 46% estão inseridos na abordagem teórico-epistemológica pós-crítica, 26% na crítica, 28% são artigos híbridos provenientes da mistura dessas duas vertentes. Quanto às abordagens metodológicas, enfatiza o predomínio dos estudos documental-bibliográficos e dos ensaios, seguidos das pesquisas que utilizam as narrativas/conversas e as de cunho documental-bibliográfico associadas às pesquisas de campo que usam a entrevista como instrumento metodológico. As palavras-chave e os conceitos que mais apareceram nos dossiês foram: currículos, formação de professores e políticas. Entre os artigos escritos por brasileiros, evidencia-se a Região Sudeste (65%), expressivamente, por meio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) como local de filiação institucional predominante dos autores. Em seguida, vêm as Regiões Sul e Nordeste do país, que ocupam respectivamente 18% e 16% desse índice. Identifica Stephen Ball, Alice Casimiro Lopes, Ernesto Laclau, Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Elizabeth Macedo, Michel de Certeau e Michel Foucault como as referências mais citadas nos artigos. À guisa de conclusão, enfatiza o pensamento-diferença entre agenciamentos coletivos como potência para problematizar as praticaspolíticas curriculares.


Palavras-chave


Currículo; Práticas discursivas; Políticas de currículo; Formação de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1358-1380

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais