O ENSINO MUSICAL COMO PROCESSO AUXILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIVÍDUO

Sonia Regina Albano de Lima, Alexandre Trajano Pequini

Resumo


O texto aqui exposto é de cunho teórico exploratório e discute alguns pontos analisados na dissertação de mestrado denominada “O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner”, defendida no IA- UNESP no ano de 2008. Nele estão traçados os resultados de pesquisas que investigaram os benefícios do ensino artístico-musical no desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras, emocionais e afetivas das crianças, jovens e adultos. A fundamentação teórica utilizada concentra-se nos estudos de H. Gardner e E. Leão. Um discurso semelhante voltado para a educação básica está presente em boa parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Arte (Caderno VI). Na Apresentação e Introdução deste documento, observa-se a intenção da comissão que elaborou o texto, para introduzir um ensino artístico-musical com características sensibilizadoras, apesar do contexto tecnicista empregado nos objetivos e conteúdos curriculares. Com a aprovação da Lei Ordinária nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, intenta-se projetar para a educação básica esse modelo de ensino artístico-musical.

Palavras-chave


ensino artístico-musical; educação básica; desenvolvimento humano

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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