PESQUISA EXPLORATÓRIA DAS POLÍTICAS CURRICULARES EM DOURADOS-MS NO PERÍODO DE 1997 A 2005: RECORRÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Mariclei PRZYLEPA, Paulo Gomes LIMA

Resumo


Este artigo analisou as políticas educacionais no município de Dourados - MS, referentes à tentativa de reorganização curricular no período de 1997 a 2005, considerando respectivamente os governos municipais do PMDB e PT. As discussões foram organizadas em dois blocos com dois eixos cada uma. No primeiro bloco tratou-se das políticas públicas educacionais no contexto neoliberal, seguida da discussão entre as políticas de “continuidade” ou reprodução das políticas públicas nacionais e a possibilidade de uma visão “alternativa” e no segundo contextualizou-se as políticas curriculares no município de Dourados nos anos de 1997-2000 (governo peemedebista); seguidas de discussões acerca das políticas curriculares no município de Dourados nos anos de 2001-2005 (governo petista). O delineamento metodológico foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória, a qual possibilitou constatar que o primeiro governo implementou as diretrizes curriculares nacionais conforme o ideário neoliberal do governo FHC, enquanto que o governo petista, à luz de sua proposta delineada pelo movimento de reorganização curricular numa perspectiva freireana avançou como espaço público e democrático de discussão e implementação de um currículo emancipatório, mas apresentou como principal fragilidade o esvaziamento de sua proposta por sua não continuidade e vinculações com segmentos políticos.

Palavras-chave


Política Educacional - Política Curricular - Ensino Fundamental

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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