A FOTOGRAFIA NA REMEMORAÇÃO DA ÉPOCA ESCOLAR EM ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Vitória KACHAR

Resumo


O artigo investiga o resgate de memória escolar com a fotografia no contexto da formação inicial do professor. A abordagem pedagógica foi aplicada na disciplina de “Linguagens e novas tecnologias”, no 1º. ano de Pedagogia. Ela instiga o relembrar das vivências marcantes na história escolar com o objetivo de possibilitar a reflexão e autorreflexão do ser professor e ser aluno. Além disso, visa à apreensão da fotografia e suas características de modo significativo. A pesquisa contou com anotações de campo, com as fotografias e os textos redigidos pelos alunos. A partir da análise foi possível extrair algumas considerações sobre a contribuição da fotografia no resgate de memória. A fotografia estimula a recordação, possibilita a decomposição da cena, a observação dos detalhes presentes, elucidar situações vividas, fornece novas informações, instiga outras associações e lembranças, intervindo na reflexão sobre os modelos internalizados de professor e aluno.

Palavras-chave


Formação do professor – Fotografia - Resgate de memória

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais