ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: ALGUMAS REFLEXÕES

Ana Lúcia Marran, Paulo Gomes Lima

Resumo


Este estudo discute o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), suas concepções e desafios no e para ensino superior brasileiro. Por se tratar de um estudo reflexivo, buscou-se a fundamentação teórica por meio de uma revisão de literatura da área, bem como dos norteamentos trazidos pela Lei 11788/2008, denominada de “nova lei de estágio”. Os resultados apontam que o ECS é visto como um meio de desenvolver habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento das profissões devendo fazer parte do projeto pedagógico de cursos de graduação; o que certamente não pode ser confundido ou trabalhado simplesmente como exigências do mercado capitalista. O entendimento do estágio através da prática reflexiva com articulação entre o ensino e o campo de trabalho confere aos seus atores o instrumental necessário para que o objetivo seja alcançado: a construção de um trabalhador que reflete as suas condições materiais de existência.

Palavras-chave


estágio - educação superior - reflexões sobre estágios

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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