CINCO RAZÕES PARA DIALOGAR COM PAULO FREIRE

Danilo Romeu Streck

Resumo


Este artigo analisa a contribuição da obra de Paulo Freire no contexto do atual panorama pedagógico. Após identificar algumas tendências das práticas educativas, são apresentadas cinco razões pela quais o diálogo com a obra de Paulo Freire é relevante hoje. A primeira diz respeito ao postulado freiriano de que a educação tem como tarefa precípua a humanização, um tema que assume novos contornos devido aos avanços tecnológicos e às mudanças estruturais. A segunda razão aponta a “conectividade” no pensamento de Paulo Freire, sendo capaz de articular metáforas e idéias dissonantes. Como terceira razão, identifica-se em Paulo Freire um pensador de transição, tendo como pressuposto que se experimenta hoje mudanças sociais de grande impacto. A quarta razão apontada é a capacidade de Paulo Freire se reinventar no contexto das mudanças e a quinta razão trata da relação entre a largueza do escopo da obra de Paulo Freire com a profundidade de seu pensamento. Na conclusão são indicadas, a partir da própria obra de Paulo Freire, algumas observações sobre a maneira de ler sua obra.

Palavras-chave


Paulo Freire; humanização; pensamento pedagógico; tendências

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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