MEMORIAL REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CURSO ON LINE

Raquel Aparecida Souza

Resumo


Esse artigo analisa a experiência de avaliação em um curso on line que utilizou o Memorial Reflexivo como um de seus instrumentos, visando compreender se essa prática apresenta subsídios que contribuem para uma perspectiva de avaliação formativa. Foram analisadas as respostas dos Memoriais em uma turma de especialização em gestão pedagógica a partir da reflexão individual de cada aluno sobre o que ele aprendeu, quais as dificuldades ele encontrou, como as superou além das sugestões e críticas feitas ao curso. Os resultados apontam que o uso do Memorial vem se constituindo como um espaço de avaliação e formação, pois, a partir de um procedimento avaliativo, obtém-se elementos para um repensar coletivo, implicando em uma prática diferenciada e construção de aprendizagens mais significativas.

Palavras-chave


avaliação formativa; memorial reflexivo; curso on line

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais