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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Encaminhamento

Recebe artigos em fluxo contínuo.

Os autores (no máximo 3 autores) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas. Salienta-se que os autores devem ser doutores. Não doutores podem submeter trabalhos, desde que seja acompanhado por um doutor.

 Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos;

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto. A(s) biodata(s) redigida(s) apenas em inglês, itálico, contendo até 50 palavras e incluindo e-mail(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser enviado(s) em único arquivo (.docx) como documento suplementar.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor poderá acompanhar pelo site da revista todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, avaliação, aceite, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

Formatação do artigo (baixar modelo disponível no site da revista)

Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 22 páginas, com a possibilidade de mais 3 páginas de anexo (aproximadamente 60 mil caracteres com espaço).

 

 Corpo do artigo

1. Notas de pé de página: devem ser numeradas a partir de 1. Se houver nota no título, esta recebe asterisco (*) e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referências bibliográficas. Nesse caso, elas devem ser feitas no corpo do trabalho, entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página, se necessário (Ex.: Barbara et al., 1996: 63).

2. Anexos: caso existam, devem ser colocados depois das referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexo. Para anexos que contenham textos originais já publicados, enviar em forma pronta para ser fotografada, contendo a referência bibliográfica completa, bem como permissão dos editores para reprodução.

3. Referências bibliográficas: digitar a expressão Referências bibliográficas duas linhas antes da primeira entrada. Os autores são citados em ordem alfabética, sem numeração para as entradas e sem espaço entre as referências. O principal sobrenome de cada autor é digitado em maiúsculas, seguido de vírgula e das demais iniciais (do nome e sobrenomes). As iniciais de outros autores, quando houver, ou dos organizadores da obra de onde foi retirado o artigo, precedem o sobrenome. Na segunda entrada de um mesmo autor, seu nome é substituído por um traço do tamanho do sobrenome. Data identificadora da obra, após o nome do autor (outras datas relevantes, no final da entrada). Mais de uma obra no mesmo ano são diferenciadas pelo acréscimo das letras a, b, etc., após a data.

CELANI, M.A.A. et al. 1988. The Brazilian ESP Project: an evaluation. São Paulo: EDUC.

BRASIL. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, códigos e suas tecnologias do ensino médio. Disponível online em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 06 jun. 2008.

FREIRE, M.M. 1998. Computer-mediated communication in the business territory: a joint expedition through e-mail messages and reflection upon job activities. Tese de Doutorado, Ontario Institute for Studies in Education, Universidade de Toronto.

MARCUSCHI, L.A. 2002. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: M.A. BEZERRA; A.P. DIONISIO e A.R. MACHADO (Orgs.), 2002, Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2a. ed. pp. 19-36.

RAMOS, R.C.G. 2004. Gêneros textuais: proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. the Especialist, 25.2: 107-129. São Paulo.

SWALES, J.M. 1990. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press.

Referências em apud também deverão constar das Referências Bibliográficas.

  

Importante:

Citações: direta com mais de três linhas

Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página.

Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (CASSANAS et al., 2003, p.205).

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé. Usar de preferência as traduções já existentes. Caso não seja possível, justificar a utilização de outra tradução em nota de rodapé.

 

OBS.: Anexar biodata(s) que deverá(ão) ser redigida(s) em inglês, itálico, contendo até 50 palavras e incluindo e-mail(s) do(s) autor(es) e enviado em único arquivo (.docx) como documento suplementar.

 

NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

 

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaçamento de 1,15; usa fonte de 12 pontos, Times New Roman; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word/OpenOffice, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

 

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