PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS COM BASE EM CORPORA

Tony Berber SARDINHA, Maria Claudia Nunes DELFINO, Marianne RAMPASO

Resumo


O presente artigo tem por objetivo principal discutir a preparação de material didático para ensino de língua materna e estrangeira com base na Linguística de Corpus, com foco em alunos e professores de ensino básico, de idiomas e do ensino universitário. O texto tem como interlocutores principais os professores envolvidos no ensino que desejam desenvolver material de ensino que reflita o uso corrente da língua. A preparação de material baseada em corpus pode ser feita de diversas formas, tanto pelo professor quanto pelos alunos. No artigo, apresentamos sugestões de aplicação de corpora no ensino em torno de conceitos teóricos da Linguística de Corpus, quais sejam: probabilidade, padronização e variação. Espera-se que os conceitos bem como sua aplicação possam ser úteis ao ensino de línguas. O artigo inclui exemplos tanto de corpora online quanto de corpora produzidos pelos próprios professores.


Palavras-chave


Material didático; Linguística de Corpus; Ensino de línguas

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DOI: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a12

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