Metalinguagem dos professores e dos alunos em turmas heterogêneas de português língua estrangeira

Michelle Cassundé Ferreira, José Carlos Chaves da Cunha

Resumo


Apresentamos neste artigo o resultado de uma pesquisa de cunho etnográfico que – através de observações em sala de aula e conversas informais – busca descrever e analisar o uso da metalinguagem por professores e alunos de turmas heterogêneas (do ponto de vista linguístico e cultural) de Português Língua Estrangeira (PLE). Nosso interesse é compreender em que medida este uso impacta o processo de ensino/aprendizagem do PLE. Os resultados obtidos mostram, por um lado, que a metalinguagem é onipresente tanto na transmissão dos saberes linguageiros, quanto nos discursos dos professores e dos alunos e, por outro lado, que sua utilização adequada pode otimizar o processo de ensino/aprendizagem.


Palavras-chave


Metalinguagem, Heterogeneidade linguístico-cultural, Português língua estrangeira

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DOI: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a5

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