PERFORMANCES IDENTITÁRIAS E PRÁTICAS TRANSLÍNGUES EM REDES SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Diogo Oliveira do Espírito Santo, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista

Resumo


Neste artigo, discutimos como sujeitos de linguagem performam suas identidades (MOITA LOPES, 2002, 2003, 2013a) em redes sociais, como o Facebook, através de estratégias de negociação translíngues (CANAGARAJAH, 2013a, 2013b). No intuito de compreendermos os propósitos que motivam as práticas híbridas de linguagem online e com base nos pressupostos dos estudos netnográficos (KOZINETS, 2010) e nos da comunicação mediada por computador (HERRING, 2001, 2004; RECUERO, 2014), examinamos posts de um sujeito que se move entre línguas para negociar aspectos de suas identidades. Os resultados deste estudo trazem importantes implicações para a educação linguística de professores e apontam para a necessidade de uma formação que corresponda aos desafios de se ensinar línguas e que potencialize as práticas de linguagem dos sujeitos na contemporaneidade.


Palavras-chave


Performances identitárias, Práticas translíngues, Estratégias de negociação, Redes sociais, Educação linguística

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DOI: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i2a10

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