Evolução materna e fetal de gestações acompanhadas de síndromes hipertensivas em um hospital público terciário
Palavras-chave:
Síndromes hipertensivas, Pré-eclâmpsia, Eclâmpsia e Pré-natalResumo
Objetivo: Este estudo teve por objetivo traçar o perfil epidemiológico, avaliar a evolução materna e fetal relacionadas a internações por síndromes hipertensivas e relacioná-las à realização do acompanhamento pré-natal adequado ou não.
Métodos: Foram avaliadas retrospectivamente 1.501 gestações, que corresponderam a todas as internações por síndromes hipertensivas registradas sistematicamente em um período de 4 anos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Neste período foram realizados 12.971 partos no serviço.
Resultados: Dentre as pacientes avaliadas, houve prevalência de etnia branca, de multiparidade e ausência de vícios. A idade materna média foi de 28,5 anos e a mediana de 29 anos. A complicação imediata materna com maior ocorrência foi insuficiência renal aguda; e a complicação fetal mais frequente foi icterícia neonatal, seguido de anóxia neonatal. As mortalidades materna e fetal tiveram maior relevância quando o pré-natal foi realizado inadequadamente (<6 consultas).
Conclusões: Neste estudo retrospectivo observacional, a eclampsia esteve associada à alta mortalidade materna e todas as síndromes hipertensivas relacionaram-se à alta mortalidade fetal. A sobreposição da pré-eclâmpsia/eclâmpsia à hipertensão arterial crônica duplica ou triplica a mortalidade fetal. O pré-natal adequado (completo) previne as complicações gravídicas-puerperais, reduzindo diretamente a mortalidade materna e fetal.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.