Condiloma gigante
Palavras-chave:
condiloma acuminado, Papillomaviridae, doenças sexualmente transmissíveisResumo
O condiloma gigante está altamente associado à infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), uma das doenças sexualmente transmissíveis mais prevalentes no mundo. Paciente de 54 anos, com aparecimento de lesão vegetante em região suprapúbica de crescimento progressivo há 20 anos. Realizou tratamento prévio de condiloma peniano com cauterização com sucesso. A lesão teve crescimento significativo e foi, então, submetido à biópsia com diagnóstico histológico de condiloma acuminado. A terapia eleita foi a exérese completa da lesão. A terapia invasiva se torna opção terapêutica de eleição, indicada por todos os estudos analisados. No caso em questão, a opção terapêutica foi a retirada completa da lesão devido à recorrência do quadro após terapias de cauterização química e térmica. Apesar de a abordagem cirúrgica ser uma conduta mais agressiva, no paciente em questão foi adequada por conta do tamanho e da falha de terapias anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.