Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo

Autores

  • Désirée Motta-Roth Universidade Federal de Santa Maria
  • Anelise Scotti Scherer Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Recontextualização, Gênero discursivo, Dialogismo, Interdiscursividade

Resumo

O discurso científico produzido por e para especialistas chega, por meio da popularização da ciência (PC), à esfera pública da mídia, passando por deslocamentos no tempo, no espaço social e no discurso. Essa hibridização entre ciência e jornalismo gera o discurso do jornalismo científico, que busca tornar conhecido o desconhecido ou compreensível o hermético como um ato pedagógico. Consideramos esse processo como recontextualização do discurso da esfera científica na esfera jornalística, mediada pelo discurso pedagógico. Argumentamos, neste trabalho, que a notícia de PC e o artigo científico são membros de um mesmo sistema de gêneros que tornam público o discurso da ciência. Primeiramente, identificamos nosso quadro teórico de referência e as concepções de PC, sistema de gêneros e recontextualização. Em seguida, exploramos a interdiscursividade em um exemplar do gênero notícia de PC, ressaltando as relações existentes entre ciência, jornalismo e pedagogia nesse gênero.

 

Downloads

Metrics

PDF views
1,247
Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202687
|

Biografia do Autor

Désirée Motta-Roth, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/UFSM

Anelise Scotti Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos - Programa de Pós-Graduação em Letras/UFSM.

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Motta-Roth, D., & Scherer, A. S. (2016). Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(2), Port. 164–189 / Eng. 171. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23671

Edição

Seção

Artigos