Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo

Autores

  • Désirée Motta-Roth Universidade Federal de Santa Maria
  • Anelise Scotti Scherer Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Recontextualização, Gênero discursivo, Dialogismo, Interdiscursividade

Resumo

O discurso científico produzido por e para especialistas chega, por meio da popularização da ciência (PC), à esfera pública da mídia, passando por deslocamentos no tempo, no espaço social e no discurso. Essa hibridização entre ciência e jornalismo gera o discurso do jornalismo científico, que busca tornar conhecido o desconhecido ou compreensível o hermético como um ato pedagógico. Consideramos esse processo como recontextualização do discurso da esfera científica na esfera jornalística, mediada pelo discurso pedagógico. Argumentamos, neste trabalho, que a notícia de PC e o artigo científico são membros de um mesmo sistema de gêneros que tornam público o discurso da ciência. Primeiramente, identificamos nosso quadro teórico de referência e as concepções de PC, sistema de gêneros e recontextualização. Em seguida, exploramos a interdiscursividade em um exemplar do gênero notícia de PC, ressaltando as relações existentes entre ciência, jornalismo e pedagogia nesse gênero.

 

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Biografia do Autor

Désirée Motta-Roth, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/UFSM

Anelise Scotti Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos - Programa de Pós-Graduação em Letras/UFSM.

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Motta-Roth, D., & Scherer, A. S. (2016). Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(2), Port. 164–189 / Eng. 171. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23671

Edição

Seção

Artigos