Discursos desvelados: estudo de movimentos dialógicos no conto contemporâneo

Autores

  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Estadual de Londrina
  • Alba Maria Perfeito Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Conto, Dialogismo, Discursos

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de nossa pesquisa de doutoramento de cunho etnográfico. Nela, investigamos o processo de formação continuada do professor de ensino médio, da rede pública, que adota o gênero discursivo conto como objeto de estudo em seu projeto de trabalho docente. O texto literário em foco é analisado sob a ótica da Linguística Aplicada e da Teoria Sociológica da Linguagem, revelando os vários movimentos dialógicos na dinâmica da interação verbal. Com efeito, compreender o diálogo pressupõe observar essas formas e essa recepção, as quais, na medida em que assumem uma função na língua, podem influenciar de maneira reguladora, estimulante ou inibidora, sobre o desenvolvimento das propensões à apreensão apreciativa, cujo campo de ação é justamente definido pela interação dinâmica das duas dimensões inseridas no contexto narrativo: o discurso a transmitir e aquele que serve para transmiti-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Letras (UEM); Mestrado em Letras (UEM), área de concentração e linha de pesquisa: Linguística Aplicada e e ensino-aprendizagem; Doutoramento em Estudos da Linguagem, área de concentração e linha de pesquisa: Linguística Aplicada e ensino-aprendizagem (UEM).

Alba Maria Perfeito, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Dias Kraemer, M. A., & Perfeito, A. M. (2012). Discursos desvelados: estudo de movimentos dialógicos no conto contemporâneo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 125–141 / Eng. 122. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8865

Edição

Seção

Artigos