Qualis: A4 |
Área do conhecimento: Ensino |
v. 1 n. 2 (2014)
Editorial
Este é o número 2 do volume 1 da Revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2014, promovida pelo Departamento de Matemática da PUC/SP. A Revista ainda está engatinhando, mas com garra para se tornar bem forte. Isso porque o Departamento de Matemática da PUC/SP, envolvido com a Educação Matemática brasileira, busca com a revista divulgar suas produções visando contribuir com o trabalho dos professores de Matemática, os quais são responsáveis com a formação do povo brasileiro. Este número é composto por dois artigos, apresentação de dois livros, de três trabalhos de Iniciação Científica, bem como um resumo de TCC (trabalho de conclusão de curso).
O primeiro artigo, intitulado A formação de professores que ensinam matemática e a educação especial é de autoria da professora, do Departamento, de Ana Lúcia Manrique. Nesse artigo são abordados estudos desenvolvidos no Projeto “Desafios para a educação inclusiva: Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica”, aprovado no Programa Observatório da Educação da Capes/INEP. O Projeto, em questão, é interdisciplinar envolvendo as áreas de Educação Matemática, Educação Especial e Engenharia, e contempla o ensino de Matemática, a formação de professores para trabalharem sob uma perspectiva inclusiva e o desenvolvimento de dispositivos assistivos.
O segundo artigo se intitula Um pouco da teoria dos números: da antiguidade até os dias atuais. As autoras são Cristiana da Silva Fusco e Sônia Pitta Coelho, também docentes do Departamento. Nesse artigo são apresentados alguns elementos históricos sobre os números inteiros e sobre a criptografia.
Dois livros são apresentados. O livro GeoGebra: Na produção do conhecimento matemático é apresentado por Augustín Carrillo de Albornoz Torres, Secretário Geral da FISEM (Federación Ibero-americana de Sociedades de Educación matemática). As autora são Celina Abar e Norma Cotic. Esse livro foi publicado em espanhol e português. O 2º livro Aprendizagem da docência: Pesquisa e Práticas formativas em ambiente escolar é apresentado por sua organizadora, Ana Lúcia Manrique.
São divulgados os pôsteres e resumos expandidos de três trabalhos de Iniciação Científica resultantes de pesquisa de alunos da Licenciatura em Matemática (modalidade EaD) da PUC/SP. São eles: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Uma proposta para o ensino de equações no Ensino Fundamental: o uso de modelagem; de autoria de Rosimeire Barraviera, Rodrigues; Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientados por Sonia Barbosa Camargo Igliori. É apresentado também o resumo do Trabalho de Conclusão de Curso, defendido no ano de 2014, de autoria de Diego Quadros Fernandes e orientado por Gabriel Loureiro de Lima. Esse TCC é intitulado: Noções básicas de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio: situações de aprendizagem baseadas na Modelagem Matemática e inspiradas pela História do desenvolvimento do Cálculo.
Para finalizar o número destacam-se os prêmios obtidos por docentes e alunos do Departamento de Matemática e do Programa de estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP:
- Menção honrosa, no concurso de Melhor Tese CAPES 2014, à tese de doutorado Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino, de autoria de André Lúcio Grande, com a orientação de Benedito Antonio da Silva
- Melhor trabalho de Iniciação Científica da área de Exatas da PUC/SP. O trabalho: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
- Menção honrosa ao trabalho de iniciação científica Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientado por Sonia Barbosa Camargo Igliori.