Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio<br>From Problem Solving to Mathematical Reasoning: An Experience in Teaching Training Contexto

Autores

  • José Manuel Cascalho Departamento de Ciências da Educação * Universidade dos Açores
  • Ricardo Teixeira Departamento de Matemática Universidade dos Açores
  • Rui Filipe Meireles Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, Universidade dos Açores

Palavras-chave:

resolução de problemas, raciocínio, formação de professores

Resumo

A resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.

 


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Biografia do Autor

José Manuel Cascalho, Departamento de Ciências da Educação * Universidade dos Açores

José Manuel Cascalho é  doutorado na área de Ciências da Computação pela Universidade dos Açores desde 2008. É Professor Auxiliar na Universidade dos Açores no Departamento de Ciências de Educação. Tem vindo a desenvolver trabalho de investigação no cruzamento das áreas de sistemas multi-agentes, sub-área da Inteligência Artificial, com a de educação e biologia. Tem também desenvolvido investigação na área da educação matemática.

Ricardo Teixeira, Departamento de Matemática Universidade dos Açores

Licenciado e Mestre em Matemática pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Matemática pela Universidade dos Açores. Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores. É docente da licenciatura em Educação Básica e orienta relatórios de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Tem participado em encontros nacionais e
nternacionais de Educação e de Divulgação da Matemática. Conta com publicações em revistas e volumes de atas nacionais e internacionais. Pertence ao Conselho Editorial do
Jornal das Primeiras Matemáticas.

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Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Artigos