LICENCIATURA EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM DIREÇÃO À CONSTRUÇÃO DA JUSTIÇA CURRICULAR

Autores

  • Kátia Evangelista Regis Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao https://orcid.org/0000-0002-4104-1963
  • Cidinalva Silva Camara Neris Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao https://orcid.org/0000-0001-7153-2168

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p990-1014

Palavras-chave:

Formação de professores/as, currículo, ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

Resumo

No Brasil, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Entretanto, são muitos os desafios para que a temática seja abordada com a seriedade, a rigorosidade e a complexidade necessárias, particularmente, na formação de professores/as nas Instituições de Ensino Superior, o que requer mudanças estruturais nos currículos dos cursos de pedagogia e das licenciaturas. Neste contexto, este artigo apresenta resultados do subprojeto de pesquisa “Formação de professores/as para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em uma perspectiva intercultural emancipatória”, que integra a pesquisa “A justiça curricular no século XXI, as políticas e os sujeitos do currículo”.  Buscou-se analisar como as ações realizadas em Trabalho de Campo em Cabo Verde pelo Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão contribui com a apreensão da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em direção à construção da justiça curricular.

Biografia do Autor

Kátia Evangelista Regis, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (2015) realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com o Departamento de História da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique. Entre 1998 e 2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), que desenvolvia a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 1998 a 2002 coordenou o Núcleo de Consciência Negra na USP. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo (2002-2005). Foi Assessora de Formação e Sistematização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Associada I da UFMA - Campus São Luís. Coordenadora da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, iniciativa pioneira no Brasil. Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociências (CEMEC) da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), integrante do Grupo de Trabalho nº 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMA. Principais temas de discussão na área educacional: o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; currículo; formação de professores/as.

Cidinalva Silva Camara Neris, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao

Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, atuando na Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Possui graduação em História e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, com estágio de doutoramento junto ao Institut des Sciences sociales du politique (ISP) / École Normale Supérieure de Cachan (ENS/Cachan). Tem experiência na área de Sociologia, História, Memória, discutindo principalmente nos seguintes temas: regulação política do social; marcadores sociais da diferença, inteseccionalidades (gênero, classe, raça e sexualidade). Desenvolve pesquisas na área da Sociologia das Regulações Jurídicas e Sociologia do Político, Sociologia da Família, Gênero, Educação e Etnicidade e Quilombos. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-MA).

 

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Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático: Em busca da justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da justiça social