O currículo escolar em busca da justiça social: a violência doméstica contra a criança e o adolescente

Autores

  • Branca Jurema Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Juliana Fonseca de Oliveira Neri PUC - SP

Palavras-chave:

Currículo. Justiça curricular. Violência doméstica contra criança e adolescente.

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar as possibilidades do currículo escolar voltado à justiça social, incluindo o enfrentamento de situações de violência doméstica contra a criança e o adolescente (VDCA). Ressalta-se a necessidade da contribuição da escola em relação à identificação de sinais de VDCA, aos encaminhamentos para a superação do problema junto ao sistema de garantia de direitos e à atuação na prevenção. O artigo aponta a busca da justiça curricular como necessária e a prática curricular como a chave desse processo nas três dimensões fundamentais do currículo: a do conhecimento necessário para que os sujeitos do currículo se instrumentalizem para compreender o mundo; a do cuidado com esses sujeitos envolvidos no processo pedagógico de modo a garantir que todos tenham condições dignas para desenvolver-se; e a da convivência democrática e solidária que deve ser promovida na escola. A metodologia envolveu a consideração de documentos e, na pesquisa de campo, a realização de grupos focais e de entrevistas. Como resultado, apresentam-se sugestões para a organização de políticas públicas e de ações que a escola pode realizar, engajando-a no fortalecimento da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente. Conclui-se que o currículo escolar articulado com políticas públicas favoráveis baseadas nos direitos humanos pode contribuir no enfrentamento à VDCA, na promoção de uma gradativa mudança cultural que considere a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, levando à justiça curricular.

Biografia do Autor

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Branca Jurema Ponce é professora titular da PUC-SP. Atua como coordenadora e docente na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo. E-mail: tresponces@uol.com.br.

Juliana Fonseca de Oliveira Neri, PUC - SP

Juliana Fonseca O. Neri é mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares. Atualmente é doutoranda, bolsista CNPq, no mesmo Programa. E-mail: projuliana@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos