<strong>O CURRÍCULO EM AÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE EDUCADORES PESQUISADORES EM MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D (MDV3D)</strong>

Autores

  • Luciana Backes Doutoranda em Educação – UNISINOS
  • Eliane Schlemmer UFRGS

Palavras-chave:

Currículo, Construção do conhecimento, Formação do Educador, Mundo

Resumo

Este artigo discute o currículo em ação nos processos de ensinar e de aprender, vivenciados numa leitura dirigida (LD) ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, bem como os conhecimentos construídos ao longo da atividade, desenvolvida a partir desse currículo. A LD “Conhecer é viver; viver é conhecer: estudos sobre a teoria de Humberto Maturana” foi proposta para atender aos educadores-pesquisadores em processo de formação que desejavam melhor compreender os estudos de Maturana e a sua contribuição para a área da Educação, sobretudo, o entendimento do que são e o funcionamento das máquinas autopoiéticas e máquinas alopoiéticas, bem como o acoplamento estrutural que ocorre entre elas, tendo como ambiente de exploração e de interação o metaverso (MDV3D) Second Life. Os processos de interação realizados no viver e conviver, resultaram em análises estruturadas pelas estudantes (educadoras-pesquisadoras em formação) e pela educadora-pesquisadora do PPG em Educação - responsável pela LD, no sentido de dar significado ao aforismo de Maturana e Varela (2002) “Fazer surgir um mundo”, por meio da proposta curricular, desenvolvida na LD.

Biografia do Autor

Luciana Backes, Doutoranda em Educação – UNISINOS

Doutoranda em Educação – UNISINOS Doutoranda em Sciences de l’Education – Université Lumière Lyon 2 Bolsista do Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro

Eliane Schlemmer, UFRGS

Doutora em Informática na Educação - UFRGS Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Downloads

Edição

Seção

Artigos