Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação <br> When I was drawing teacher ... Reflections on training

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado Universidade Federal de SC - UFSC
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de SC - UFSC

Palavras-chave:

História da Educação. Disciplina de desenho. Formação de professores

Resumo

Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises e reflexões acerca da formação dos professores de desenho em nosso país no decorrer do século XX. Tais análises e reflexões são oriundas de investigação de mestrado concluída em 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Num primeiro momento, fazemos referência ao papel desempenhado pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES), quanto à formação de professores do ensino secundário brasileiro, em especial, para a formação dos professores de desenho. Na sequência, são tecidas considerações sobre as licenciaturas instituídas no Brasil na segunda metade do século XX, com vistas à formação desse professorado. Por fim, analisa-se o caso específico de Florianópolis, SC, em relação a tal formação.

 

Abstract

 

 

Inserted into the research on the problem of trajectory design in Brazil, this article aims to present some analysis and reflections on the training of teachers of drawing in our country in the course of the 20th century. Such analyses and reflections are from research master's degree completed in 2012 at the Federal University of Santa Catarina. At first, we make reference to the role played by the secondary school Improvement campaign (CADES), the training of secondary school teachers and, in particular, to the training of teachers of drawing. As a result, the considerations are woven in Brazil in undergraduate imposed the second half of the 20th century, with the formation of this faculty. Finally, analyzes the specific case of Florianópolis, SC, in relation to this training.

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Biografia do Autor

Rosilene Beatriz Machado, Universidade Federal de SC - UFSC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de SC (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de SC - UFSC

Doutora em Educação - Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos da América. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. Pesquisadora do CNPq. Líder do grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, GECEM.

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Publicado

2013-07-08

Edição

Seção

Artigos