Comunidades de Prática como contexto para o desenvolvimento profissional docente em Educação Estatística <br> Communities of Practice as context for professional teacher development in Statistics Education

Autores

  • Everton José Goldoni Estevam UNESPAR-PR
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino UEL

Palavras-chave:

Cultura Estatística, Educação Estatística, Aprendizagem Profissional, Formação de Professores de Matemática.

Resumo

Resumo

Neste artigo problematizamos a seguinte questão: “Que contributos contextos de Comunidades de Prática (CoPs) podem oferecer para o desenvolvimento profissional docente em Educação Estatística (DPDEE)?”. Para tanto, apresentamos uma compreensão de DPDEE e discutimos elementos emergentes na trajetória de empreendimentos de uma CoP de Professores de Matemática que foram contributivos para o tal desenvolvimento. Esses empreendimentos consistiram na análise de tarefas e de vídeos de uma aula, ambos permeados pela perspectiva do Ensino Exploratório de Estatística. Os resultados sugerem que o DPDEE pode emergir da articulação daquilo que se desenvolve nos empreendimentos às práticas desempenhadas pelos professores em sua ação cotidiana. Desse modo, as CoPs se apresentam como contextos férteis à incorporação da Educação Estatística como uma cultura de investigação.

 

Abstract

In this article we discuss the issue: “What contributions Communities of Practice (CoP) contexts can provide for Professional Teacher Development in Statistics Education (PTDSE)?”. Therefore, we present a PTDSE comprehension and discuss emerging elements in course of enterprises within a Mathematics teachers CoP that have contribution for such development. These enterprises involved task analysis and class videos, both permeated by Inquiry-Based Teaching in Statistics. The obtained results suggest that PTDSE can emerge from joint of what develops in the enterprises to daily teacher practices. That way, CoPs come forward fertile contexts for incorporation of Statistics Education as a culture inquiry.

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Biografia do Autor

Everton José Goldoni Estevam, UNESPAR-PR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL-PR, Professor do Colegiado de Matemática – UNESPAR-PR

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, UEL

Doutora em Educação – USP-SP, Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2017-01-15