A linguagem simbólica e a resolução de problemas matemáticos no 8º ano do Ensino Fundamental<br>Symbolic language and the solution of mathematical problems in the 8th year of fundamental education

Autores

  • André Ricardo Lucas Vieira Doutorando na Universidade Federal do Sergipe - UFS Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Pedro Paulo Souza Rios Doutorando na Universidade Federal do Sergipe - UFS Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Professor da Universidade Federal do Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p043-067

Palavras-chave:

Matemática, Simbologia, Resolução de Problemas.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as razões das dificuldades encontradas pelos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no município de Senhor do Bonfim/BA, quanto ao entendimento e à utilização da simbologia matemática no processo de resolução de situações problemas contextualizadas ou não. A pesquisa foi realizada através de aplicação de três atividades em sala de aula durante quatro aulas de 50 minutos cada. As principais conclusões apontam que a aprendizagem da Matemática é tida como uma tarefa difícil, tanto para o aluno como para o professor. Contudo, sinalizamos para a necessidade de se estimular os educandos para o método da resolução de problemas desde as séries iniciais, aproximando os conteúdos abordados das situações por eles vivenciadas. Assim, percebemos o quanto a leitura e escrita constituem parte importante desse processo.

The present study aims to analyze the reasons for the difficulties encountered by students of the 8th Year of Elementary School of a state public school in the municipality of Senhor do Bonfim / BA, regarding the understanding and use of mathematical symbology in the problem solving process contextualized or not. The research was carried out through the application of three activities in the classroom during four classes of 50 minutes each. The main conclusions point out that the learning of Mathematics is considered as a difficult task for both the student and the teacher. However, we signal to the need to stimulate students to the problem-solving method since the initial grades, approaching the content of the situations experienced by them. Thus, we realize how much reading and writing are an important part of this process.

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Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Doutorando na Universidade Federal do Sergipe - UFS Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Departamento de Educação - Campus VII

Colegiado de Matemática e Pedagogia

Pedro Paulo Souza Rios, Doutorando na Universidade Federal do Sergipe - UFS Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Departamento de Educação - Campus VII

Colegiado de Pedagogia

Carlos Alberto de Vasconcelos, Professor da Universidade Federal do Sergipe - UFS

Professor Adjunto do Depto de Educação do Campus Prof. Alberto Carvalho,do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) e do Programa de Pós graduação em Educação (PPGED) na Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2020-01-31

Edição

Seção

Artigos