Portfólio de atividades de modelagem matemática como instrumento de avaliação formativa<br>Portfolio of mathematical modeling activities as an instrument of formative assessment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p371-393

Palavras-chave:

Educação Matemática, Avaliação Formativa, Portfólio, Modelagem Matemática, produção escrita.

Resumo

Neste artigo nos debruçamos em investigar como um portfólio de atividades de modelagem matemática se configura enquanto estratégia de avaliação formativa. Para isso, foram analisados dez portfólios de atividades de modelagem matemática construídos por alunos de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 de um curso de Licenciatura em Química. Por meio de análise qualitativa de cunho interpretativo das produções escritas, evidenciamos que o feedback fornecido pela professora da turma proporcionou aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, de modo que os mesmos puderam modificar procedimentos de resolução, corrigir erros e utilizar conhecimentos de cálculo, caracterizando a avaliação formativa do portfólio.

In this article we focus on investigating how a portfolio of mathematical modelling activities is configured as a formative assessment strategy. For this, ten portfolios of mathematical modelling activities constructed by students of Differential and Integral Calculus 1 of a course of Degree in Chemistry were analyzed. Through a qualitative analysis of the written productions, we showed that the feedback provided by the class teacher gave to the students new learning opportunities, so that they could modify resolution procedures, correct errors and use computational knowledge, characterizing the formative assessment of the portfolio.

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Biografia do Autor

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto IV da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. Possui graduação em Matemática - Licenciatura (2002), Especialização em Avaliação Educacional (2003) e em Educação Matemática (2005). É Mestre (2007) e Doutor (2012) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como professor do Curso de Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Tem interesse de pesquisa nas áreas de análise da produção escrita de alunos em questões discursivas de Matemática e formação de professores; Avaliação em Educação Matemática.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto, Nível 4, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Faz parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL desde 2005. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia / UTFPR. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná.

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Publicado

2020-01-31

Edição

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Artigos