Ações de professores na elaboração e implementação de tarefas envolvendo conceitos algébricos
Teachers actions in the elaboration and implementation of tasks involving algebraic concepts

Anna Flávia Magnoni Vieira, André Luis Trevisan, Loreni Aparecida Ferreira Baldini

Resumo


Este artigo tem por intenção analisar ações de professores de Matemática, potencializadoras para produção de significados a conceitos algébricos, nos momentos de elaboração e implementação de tarefas constituídas no contexto de um grupo de estudos. Os dados de análise foram coletados por meio de gravações de áudio e diário de campo. Foram identificadas as seguintes ações: favorecer a elaboração de ideias matemáticas; possibilitar o pensamento conceitual e algébrico; articular as temáticas Álgebra e Geometria; estabelecer conexões; compreender o conceito antes de simbolizar; utilizar diferentes sistemas de representação e utilizar a simplificação da escrita algébrica. Tais ações permitiram que os estudantes construíssem ideias matemáticas para produção de significados a conceitos algébricos.

This article aims to analyze actions of mathematics teachers, empowering to produce meanings to algebraic concepts, in the moments of elaboration and implementation of tasks constituted in the context of a study group. The analysis data were collected through audio recordings and field diary. The following actions were identified: favoring the elaboration of mathematical ideas; enable conceptual and algebraic thinking; articulate the themes Algebra and Geometry; make connections; understand the concept before symbolizing; use different representation systems and use the simplification of algebraic writing. Such actions allowed students to construct mathematical ideas to produce meanings to algebraic concepts.


Palavras-chave


Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra, Tarefas matemáticas, Linguagem algébrica.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p296-321

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