Integral antes de derivada? Derivada antes de integral? Limite, no final? Uma proposta para organizar um curso de Cálculo <br> Integral before derivative? Derivative before integral? Limit, at the end? A proposal to organize a Calculus course

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p353-373

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Estrutura curricular. Episódios de resolução de tarefas.

Resumo

Neste artigo, descrevemos e justificamos uma proposta de estrutura curricular “não usual” para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) 1, por meio da organização dos conteúdos em formato de espiral, associado à metodologia de trabalho com episódios de resolução de tarefas. Caracteriza-se como uma investigação qualitativa de cunho interpretativo, envolvendo reflexões a respeito da própria prática dos autores. Apresentamos características da Educação Matemática Realística, abordagem de ensino que respalda nossa proposta, bem como aspectos relacionados ao ensino de CDI, com destaque para trabalhos que sustentam a estrutura curricular segundo a qual organizamos nossas aulas. Expomos, por fim, uma proposta de planificação do curso, elencando desafios subjacentes à sua implementação.

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Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Mestrado Profisisonal em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Mestrado Profisisonal em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

TREVISAN, A. L.; MENDES, M. T. Integral antes de derivada? Derivada antes de integral? Limite, no final? Uma proposta para organizar um curso de Cálculo &lt;br&gt; Integral before derivative? Derivative before integral? Limit, at the end? A proposal to organize a Calculus course. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 353–373, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p353-373. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33318. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática