Integral antes de derivada? Derivada antes de integral? Limite, no final? Uma proposta para organizar um curso de Cálculo <br> Integral before derivative? Derivative before integral? Limit, at the end? A proposal to organize a Calculus course
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p353-373Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Estrutura curricular. Episódios de resolução de tarefas.Resumo
Neste artigo, descrevemos e justificamos uma proposta de estrutura curricular “não usual” para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) 1, por meio da organização dos conteúdos em formato de espiral, associado à metodologia de trabalho com episódios de resolução de tarefas. Caracteriza-se como uma investigação qualitativa de cunho interpretativo, envolvendo reflexões a respeito da própria prática dos autores. Apresentamos características da Educação Matemática Realística, abordagem de ensino que respalda nossa proposta, bem como aspectos relacionados ao ensino de CDI, com destaque para trabalhos que sustentam a estrutura curricular segundo a qual organizamos nossas aulas. Expomos, por fim, uma proposta de planificação do curso, elencando desafios subjacentes à sua implementação.Metrics
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