Espaços alternativos de formação: quando graduandos em matemática e professores em exercício compartilham experiências sobre ensino de trigonometria.

Autores

  • Adair Mendes Nacarato PUC-SP
  • Renato Tim dos Santos

Palavras-chave:

ensino, formação de professores, trigonometria.

Resumo

O presente artigo discute a dinâmica de uma atividade extracurricular na formação envolvendo 14 participantes (professores de Matemática em exercício e alunos da licenciatura em Matemática). Ele tem o objetivo de responder à questão: Que saberes são produzidos por futuros professores e professores já atuantes quando inseridos numa prática de formação que privilegia discussões sobre o ensino de trigonometria? Foram analisadas as seguintes categorias: concepções iniciais dos alunos-professores; o papel do registro; visualização e manipulação; a prática pedagógica como ponto de referência para a aquisição de saberes específicos; e a influência da oficina na concepção do professor sobre o ensino de trigonometria. Esse espaço de formação, pela sua dinâmica, possibilitou o compartilhar de experiências e saberes sobre Matemática e, em especial, trigonometria e seu ensino. O uso de recursos didáticos foi fundamental para a compreensão dos conceitos e alguns docentes passaram a adotar a prática do registro em suas aulas. Abstract This article discusses the development of an extracurricular formation activity involving 14 participants (mathematics teachers and mathematics licenciateship students). It has the purpose of answering this question: which kinds of knowledge do acting teachers and future teachers produce when they are inserted in formation activities that favor discussions on trigonometry teaching? The following categories were analyzed: students and teachers’ previous conceptions, the function of noting, visualization and manipulation, pedagogical practice as a point of reference for the acquisition of particular knowledge and the influence of workshops on teachers’ conceptions about trigonometry teaching. Due to its dynamics, such formation type allowed the sharing of knowledge and experience about mathematics and trigonometry teaching. The use of didactic resources was vital for understanding some concepts, and some teachers started using the noting practice in their classes. Key-words: Teaching; Teacher Formation; Trigonometry.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-01-02

Edição

Seção

Artigos