Um ambiente de aprendizagem baseado na resolução de problemas: a possibilidade de circulação de significações sobre probabilidade por meio da linguagem<br>A learning environment based on solving problems: the possible flow of meanings about probability

Autores

  • Lia Marocci Universidade São Francisco
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Probabilidade, Perspectiva histórico-cultural

Resumo

Resumo

Este artigo representa o recorte de uma pesquisa de mestrado que estudou o movimento de significações relativas a probabilidades em uma sala de aula do Ensino Médio, imersa num ambiente de resolução de problemas. Nesse contexto, discutimos condições para a organização de um ambiente de aprendizagem, apontando algumas questões teóricas, articulando a perspectiva histórico-cultural com as discussões sobre linguagem, resolução de problemas e ensino de probabilidade. Em seguida apresentamos o contexto de desenvolvimento da pesquisa, que se constituiu numa parceria extremamente colaborativa entre pesquisadora e professora. Por fim, apresentamos um episódio relativo à linguagem probabilística.

 

Abstract

This work represents the outline of a research that has studied the meanings movement about probability in a classroom of high school immersed in a problem solving environment. In this context, we discuss conditions for the organization of a learning environment, pointing out some theoretical issues, articulating the historical-cultural perspective to the discussions about language, problem solving and teaching probability. Then, we present the context of research development, which has become a highly collaborative partnership between researcher and teacher. Finally, we present an episode that took place in math class on the probabilistic language.

 


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Biografia do Autor

Lia Marocci, Universidade São Francisco

Professora da rede pública estadual de São Paulo. Licenciada em Matemática pela Universidade São Francisco. Mestre em Educação pela Universidade São Francsico.

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457143D5

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Publicado

2013-05-02

Como Citar

MAROCCI, L.; NACARATO, A. M. Um ambiente de aprendizagem baseado na resolução de problemas: a possibilidade de circulação de significações sobre probabilidade por meio da linguagem&lt;br&gt;A learning environment based on solving problems: the possible flow of meanings about probability. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/10533. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos