A (re)constituição da identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto da residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p254-292Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Identidade Profissional Docente, Formação Inicial em Matemática, Aprendizados da Docência, ReflexãoResumo
Este artigo discute a relação entre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e a constituição da identidade profissional docente (IPD), com o objetivo de identificar mobilizações nas IPD dos(as) residentes vivenciadas no contexto de um núcleo de matemática de uma IES pública federal. O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, recorreu à técnica da coleta documental nos relatórios finais de um grupo de oito residentes, a partir das técnicas da análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as mobilizações identitárias foram (re)constituídas considerando a relação entre os aprendizados da docência e a IPD, enfatizando as ambientações nas escolas, o apoio das preceptoras, a importância do planejamento e dos recursos e ferramentas digitais. Destacou também as reflexões enquanto aspecto formativo e constitutivo da IPD, como característica do núcleo, e o PRP como elemento identitário e espaço multi formativo da IPD, ilustrado pela interação entre residentes e professoras experientes.
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