Licenciandos em matemática na regência de aula: análise de saberes docentes a partir da avaliação de professores tutores

Autores

  • Marcelo Carlos de Proença UNESP-Bauru

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Estágio Curricular Supevisionado

Resumo

A partir da avaliação de professores tutores sobre a regência de aula de licenciandos em matemática, buscou-se investigar os saberes docentes que foram mobilizados por esses licenciandos que se configuraram como ponto positivo no ensino e os saberes docentes que ainda precisam ser desenvolvidos. Trata-se de uma pesquisa documental que analisou a mobilização de saberes docentes de quatro estagiários na regência de aula. Os resultados mostraram que a mobilização de saberes pedagógicos esteve ligada ao que foi proposto nos planos de aula. Um fato esperado foram as dificuldades quanto a mobilização de saberes experienciais, situação identificada na avaliação sobre três licenciandos. Palavras-chave: Licenciatura em Matemática; Estágio Curricular Supervisionado; Saberes Docentes

Metrics

PDF views
6,599
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026506
|

Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, UNESP-Bauru

Licenciado em matemática e mestre e doutorando pelo PPG em Educação para a Ciência, UNESP-FC, campus de Bauru.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

PROENÇA, M. C. de. Licenciandos em matemática na regência de aula: análise de saberes docentes a partir da avaliação de professores tutores. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5911. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos